Avançar para o conteúdo principal

Sol Nascente considera IA como ferramenta para desenvolvimento sustentável


O presidente do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPS) do Huambo, Eliseu Chipaco, considerou hoje, segunda-feira, a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta útil para o desenvolvimento sustentável nos distintos domínios.

O responsável falava durante o I workshop sobre “Conhecimentos, Dados e Inteligência Artificial na Educação” realizada no ISPS da província do Huambo, com o propósito de se incentivar o uso correcto dos mesmos e providenciar a extensão dos conhecimentos académicos focados na promoção socioeconómica.

Realçou que a utilização dos meios digitais tem se tornado cada vez mais imprescindíveis nas relações interpessoais nos sectores empresariais, comerciais, sociais e na educação, para facilitar as condições laborais numa proporção mais global e a viabilização de qualquer conexão em tempo real que permitem transformações sem precedentes no planeta.

Sinalizou que IA é um instrumento valoroso que providencia uma resposta célere e eficaz aos desafios actuais em vários domínios, e este equipamentos digital deu acesso aos conhecimentos e dados muito mais democrático quando usados de forma correcta, aproveitando assim o seu potencial para estimular o progresso social e económico nas comunidades.

Disse que estas valências têm promovido políticas educacionais ou pelo menos, debates para tal criação, concentradas para o futuro a fim de se formar quadros capazes de competir com os mercados mais familiarizado com estes recursos digitais, pois que, se torna um aliado fundamental da produção do conhecimento científico.

Alertou a necessidade de se incluir na IA os dispositivos éticos e práticos, para a humanização dos serviços essenciais com o propósito de se alcançar resultados satisfatórios em prol do progresso.

O professor universitário, Osvaldo Cruz, recomendou o uso de bibliotecas digitais, diminuição da rotatividade dos docentes nas instituições universitárias, a inserção das novas tecnologias no ensino superior e actualização de conteúdos programáticos para a preservação dos conhecimentos e, consequentemente abrir novas linhas de desenvolvimento sustentável em prol das comunidades.

Já o engenheiro informático Jusuado Figueira precisou que sem conhecimentos bem geridos, se descarta a inovação e neste contexto, torna-se impossível buscar o desenvolvimento sustentável, cujo processo passa pela construção de uma base de dados feito num repositório digital.

Enfatizou que as ciências dos dados devem deixar de ser aspectos teóricos e atingir a dimensão prática de transformação institucional e social.

O pedagogo António Ferreira defendeu que as instituições universitárias devem buscar parcerias com o Estado, para solucionar os problemas de ordem socioeconómica, pois, a academia tem esta missão de gerir conhecimentos e produzi-las para a viabilização das políticas públicas em benefício da população.

Neste evento, foram abordadas temáticas sobre o actual estado da gestão do conhecimento e ciências dos dados nas instituições do ensino superior, o uso da IA no ensino e na investigação para a mobilização, motivação para a produção dos conhecimentos científicos, estratégias de cooperação institucional e o impacto social dos valores gnosiológicos produzidos.

 

 

  

Comentários

Humanização, Promoção e Idealização de Políticas Públicas

Igreja Anglicana promete dinamizar projectos nos sectores da educação e saúde

O bispo da igreja Anglicana da região Centro-Sul de Angola, Pedro Velar Jamba, prometeu hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, dinamizar projectos sociais nos sectores da educação e saúde, para contribuir no desenvolvimento sustentável. Esta intenção foi manifestada depois de ser recebido em audiência pelo governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, cujo encontro também ajudou a consolidar as parcerias com o Governo, sobretudo, nas áreas sociais, para a promoção do progresso socioeconómico desta região. Disse que, para a província do Huambo, a comunidade religiosa já construiu uma unidade escolar com oito salas de aulas, para albergar aproximada 500 alunos em dois períodos, para aliviar a insipiência de instituições académicas na região. Assinalou que o governo se predispôs em colaborar com a igreja nos assuntos relacionados com a disponibilização de professores e materiais didácticos, para pleno funcionamento da unidade escolar construída na cidade do Huambo. Declarou...

Dom Zeferino Zeca Martins acolhe católicos ortodoxos eritreus

 O arcebispo da província do Huambo, Dom Zeferino Zeca Martins, acolheu hoje, domingo, a comunidade cristã católica ortodoxa eritreia, num gesto sequenciado com a celebração de uma missa e a inauguração do templo da associação religiosa.  O templo foi inaugurado pelo Bispo católico ortodoxo da Eritreia, Abune Yohanes Teweldemedhn Tecle, cuja associação religiosa está autorizada pelo Governo angolano de realizar estudos bíblicos e outros procedimentos eclesiásticos nesta região. O processo de acolhimento começou com o arcebispo emérito, Dom José de Queiroz Alves, que cedeu a capela das irmãs Mensageiras do Amor Divino da congregação da igreja Católica Apostólica Romana de origem brasileira, para colmatar as necessidades religiosas da comunidade cristã ortodoxa da Eritreia, num esforço iniciado em 2014.   As infra-estruturas construídas repartem-se entre zonas para celebração de missas e áreas de formação dirigida à comunidade eritreia católica ortodoxa concentrada na ...

MININT alarga zonas verdes na cidade do Huambo

MININT alarga zonas verdes com plantação de arvores na cidade do Huambo Perto de 300 árvores ornamentais foram plantadas hoje, quinta-feira, na cidade do Huambo, pelo Ministério do Interior (MININT) para o alargamento das zonas verdes e protecção ecológica, o âmbito do 46º aniversário da fundação da instituição. Em declarações à imprensa, o comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) da província do Huambo, o comissário bombeiro José Pinto, disse que, neste programa de plantação, foram mobilizados 400 agentes dos distintos departamentos que aglutinam os efectivos do MININT nesta região do Planalto Central. Distinguiu a plantação de árvores causariam, cedros, acácias, pinheiros e eucaliptos no perímetro do troço Huambo/Caála e zona do cemitério do São Pedro do município Huambo, numa intenção de se valorizar o ecossistema e a promoção da preservação do meio ambiente através de programas concretos ecológicos. Sinalizou que esta acção foi concebida também para ajuda...

Engenheiros defendem preparação urgente contra os ataques cibernéticos no país

Os académicos e engenheiros informáticos defenderam hoje, quarta-feira, na cidade do Huambo, a necessidade de se preparar e “afinar” com urgência os serviços digitais disponíveis contra os ataques cibernéticos no país. Esta visão foi apresentada num seminário sobre Cibersegurança e Criminalidade Associada", organizado pelo Instituto Superior Politécnico Sol Nascente da província do Huambo, que juntou estudantes universitários, membros do Governo, sociedade civil, investigadores informáticos e responsáveis de instituições empresariais. Os especialistas em informáticas evidenciaram ser fundamental a formação de técnicos no ambiente da cibersegurança, para a protecção de dados pessoais, empresas e o enfrentar as possíveis ameaças digitais, numa altura em se abordam questões sobre a aldeia global e transferência monetária por via da Internet. O especialista em segurança cibernética, Horácio Chiaka, alertou ser já urgente a preparação de quadros neste sector, para evitar a fragil...

Chilume “cura feridas da guerra” com projectos sustentáveis

A Missão Evangélica de Chilume tornou-se, este ano, o ponto de partida, do município do Bailundo (Huambo) para a “cura das feridas provocadas pela guerra”com a promoção de projectos sustentáveis nos domínios socioeconómicos.     Por Marcelo Frank Béu, Jornalista da ANGOP   No limiar dos 50 anos de independência nacional, o chefe de Inteligência e Segurança Militar, general João Pereira Massano, ofereceu-se para participar nestes desafios de “cura das mágoas deixadas pelos conflictos armados “ com o redimensionamento de vários projectos e programas, para a promoção do desenvolvimento sustentável. Começou este percurso no sector da educação com a construção de uma unidade escolar composta por sete salas, onde estudam actualmente perto de 700 crianças que frequentam o ensino primário, num projecto conjunto elaborado com a Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), comprometida com a formação e a moralização da população em busca do bem-estar. Nesta persp...

FADA impulsiona agricultura mecanizada para segurança alimentar

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) começou, este ano, com financiamento da agricultura mecanizada para o aumento das áreas de cultivo, qualidade produtiva e a segurança alimentar na província do Huambo. Este projecto iniciou hoje, quinta-feira, depois da realização do “showroom” no sector da Chipita, município do Huambo, onde foram expostas e feitas demonstrações de várias maquinarias para a mecanização da agricultura para impulsionar a produção local, assim como a implementação acelerada do desenvolvimento sustentável. Este evento enquadra-se no projecto “Ossi Yetu” (Nossa Terra) que projecta a aceleração da agricultura familiar e o reforço da segurança alimentar promovido pelo Governo angolano e operacionalizado pelo FADA, sustentados com equipamentos ligeiros e pesados para a consolidação da produtividade através da implementação da diversificação da economia por via da cultura. No “showroom”, foram estiveram expostos várias marcas de tractores com diversas c...

Cimeira EUA- África pode abrir caminhos sustentáveis para economia angolana

Economista angolano Manuel Vasconcelos  O economista Manuel Vasconcelos afirmou hoje, terça-feira, na cidade do Huambo, que a 17ª cimeira EUA-África pode abrir caminhos sustentáveis para a economia angolana e colher experiências empresariais em vários sectores produtivos. Em declarações à ANGOP, o académico disse que este evento, a ser realizado na capital angolana (Luanda) de 22 a 25 deste mês, vai permitir a troca de conhecimentos e técnicas nos domínios produtivos entre vários empresários americanos e africanos. Disse que este encontro, previsto no país, traz abordagens centradas na promoção de infra-estruturas, energias renováveis, tecnologias, agricultura, comércio e contributo industrial, onde Angola tem interesses para acelerar o desenvolvimento sustentável e, consequentemente dinamizar o seu programa sobre a diversificação da economia. Sinalizou que a cimeira será oportunidade ímpar para os investidores angolanos, cujo evento vai proporcionar uma plataforma para discut...

IECA defende actuação responsável dos pais na protecção das crianças

  O secretário-geral da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), pastor Luciano Chanhelela Chianeque, defendeu hoje, domingo, na cidade do Huambo, a actuação responsáveis dos pais na protecção das crianças e o ambiente familiar. O pastor fez esta recomendação depois da sessão de inauguração de um novo templo da IECA construído no bairro do Benfica (Huambo), com uma capacidade de albergar cinco mil religiosos, num investimento de 177 milhões e 258 mil e 692 Kwanzas captados através de doações diversas e fiéis da comunidade eclesiástica. Disse que o verdadeiro pai reúne condições para merece-lo e deve assumir todos os riscos possíveis para sustentar os filhos ou as crianças, por via de um compromisso sério associada a toda lógica do processo educativo, para a construção de comunidades comprometidas com a responsabilidade social. Considerou que o primeiro passo de ser pai acontece com a aceitação de todas missões e compromissos paternos, desde o momento da concepção, nas...

Governo lança programa nacional de industrialização rural

O secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, lançou hoje, sexta-feira, na província do Huambo, o programa nacional de industrialização rural, para o fortalecimento da segurança alimentar e a empregabilidade no país.   O lançamento foi realizado no Polo de Desenvolvimento Industrial do município da Caála (Huambo), num evento onde participaram produtores agrícolas, empresários e gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento sustentável desta região do Planalto Central com potencialidades económicas aceitáveis.   O programa nacional de industrialização rural inserido no projecto “ Transforma Aqui” vai financiar micro, pequenas e médias empresas que actuam no mercado angolano, com propósito de se promover a diversificação da economia do país e, consequentemente reduzir a importação dos produtos essenciais.   O secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, fundamentou que este programa surge como uma resposta concreta às exigências ...

Filósofo defende necessidade de inculturação do direito angolano

O padre católico e filósofo Pedro Cassiano defendeu hoje, quarta-feira, na cidade do Huambo, a necessidade de se partir já pela inculturação do direito angolano, para a construção jurídica contextualizada de acordo com a realidade vivida no país. O filósofo falava durante uma aula magna sobre os “Desafios do Ensino do Direito no Contexto Actual”, enquadrada nas comemorações dos 15 anos de existência da Faculdade de Direito no Huambo, inserida nos 50º aniversário da independência Nacional, numa efeméride a ser comemorada no dia 11 de Novembro de 2025. Explicou que a inculturação constrói um sistema jurídico contextualizado capaz de orientar a população segundo os princípios culturais típicos de acordo com a realidade dos grupos étnicos existentes no país e o fortalecimento do direito angolano, cujo nascimento se deu mesmo em 1979, com a consolidação da independência nacional. Realçou que, com arranjos e improvisos de vocabulários, a Angola precisa actualmente da “independização do...